Radares e agentes já registraram mais de 87 mil multas este ano

Excesso de velocidade, avanço de sinal e uso do celular são as mais comuns.

Os radares espalhados por Aracaju e os agentes de trânsito da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) registraram este ano, até o dia 30 de setembro, 87.549 autuações. Em comparação ao mesmo período do ano passado, quando foram aplicadas 154.373 multas, houve uma redução de 66.824 autuações. A SMTT, no entanto, lembra que esses dados podem ser alterados, pois ainda há possibilidade de contestação por parte dos motoristas. Ainda segundo o órgão de trânsito, as multas mais comuns são, nesta ordem, excesso de velocidade, avanço do sinal vermelho e uso do celular ao volante.


Para melhora nos índices de acidentes, multas e respeito aos pedestres, ciclistas e demais atores do trânsito, a SMTT realiza algumas atividades na capital. “A SMTT mantém a Coordenação de Educação para o Trânsito, que desenvolve ações educativas junto à população em diferentes pontos: escolas, postos de saúde, bares, rodoviária, terminais de integração e, claro, nas vias públicas da cidade”.


Um importante instrumento desse trabalho é o Grupo Cones de Teatro, que, de forma divertida e lúdica, leva mensagem de conscientização sobre boas condutas no trânsito à sociedade aracajuana. “Importante frisar que as ações contemplam os diferentes agentes do trânsito: ciclistas, motociclistas, motoristas de veículos de passeio, motoristas de veículos pesados e pedestres”, completou.


Sobre o dinheiro das multas que entram nos cofres públicos, a SMTT explica que ele é investido em sinalização, engenharia de tráfego, de campo, policiamento, fiscalização e educação de trânsito.

Foto: Jadilson Simões/Equipe JC

Grecy Andrade/Equipe JC

 

Comentários